Tudo e Todas as Coisas | Resenha

by - junho 14, 2017

Foto: Cecília Justen

Ei! Tudo bem?
Por aqui está tudo mais leve depois da minha última leitura!

Recentemente a Editora Arqueiro lançou Tudo e Todas as Coisas em uma versão especial do filme que estará nos cinemas em breve. Escutei muitas pessoas falando sobre e li comentários positivos que acabaram se sobressaindo no meio de poucas críticas negativas. Depois de ler o livro e ficar pensando em cada palavra absorvida, descobri que tenho um lado para me posicionar. Faço parte dos comentários positivos e é por isso que estou aqui com mais uma resenha para vocês.

Sinopse: A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente ­da ­casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly. Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E­ é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.

Foto: Cecília Justen

Páginas: 280 | Autor(a): Nicola Yoon | Editora: Editora Arqueiro | Gênero: Romance

Simples e doce, é assim que a obra de Nicola Yoon se resume pra mim. Mesmo com uma nova versão, com direito a fotos do próprio filme, Tudo e Todas as Coisas continua trazendo suspiros para todos que param um tempinho para conhecer o livro.

A história é sobre Maddy, uma menina que acabara de fazer 18 anos, mas isso não importa muito já que ela nunca saiu e, supostamente, nunca sairá de casa. Ela vivia em seu próprio mundo de aula via Skype, de filmes, de jogos com sua mãe, de conversas com sua enfermeira e de livros. E isso, mesmo parecendo impossível e inacreditável, bastava para ela. Até o dia em que Oliver se muda e acaba se tornando o novo vizinho de Madeline. Ela aceitava a vida que tinha, aceitava o fato de não poder sair de casa, mas quanto mais contato com Olly, mais ela se sentia insaciada, ela precisava de mais. E é no meio de tantas experiências novas que a história vai se desenrolando.

"No início, não havia nada. E então, de repente, havia tudo."

Madeline, uma das personagens mais tocantes de livros, é com certeza o ponto alvo da história. Ela, que é "alérgica ao mundo", apesar de não ter nenhuma esperança de cura, continua firme e forte e não desiste de si mesma. Sua personagem é bem parecida com Cecília, principal de Através do Espelho, livro de Jostein Gaarder. As duas possuem doenças que as fazem ficar dentro de casa e viverem no próprio mundo. As duas, mesmo em condições "tristes", não desistem e continuam sua batalha. Talvez seja por isso que Madeline tenha me deixando extremamente encantada.

Olly é o tipo de mocinho irreal, ele é aquele cara que é todo perfeitinho, que tem problemas com a família, que se preocupa com a Madeline em todos os momentos e que já fica encantado por ela no momento em que a vê. Sabe o típico personagem masculino de romance jovem? Então, Oliver é assim. E antes que alguém tire conclusões erradas sobre a minha opinião, saiba que pra mim isso não foi um problema. Eu não fiquei apaixonada por ele como fico por muitos personagens, entretanto, ele é um cara que faz todo o sentido na história, é por ele que Maddy acaba decidindo enfrentar seus medos e se arriscar, e só por isso, eu já o considero como um mocinho melhor do que de muitos romances por aí.

"Eu era feliz antes de conhecê-lo. Mas agora estou viva. São coisas diferentes."

Diferentemente de outros romances literários que falam sobre doenças, Tudo e Todas as Coisas não me deu a impressão de que o foco está no problema de Maddy, na verdade, eu senti muito mais uma ideia de buscar liberdade, se sentir livre, conhecer o mundo, se arriscar, o famoso Carpe Diem, do que qualquer outra coisa. Isso foi algo que deixou a história muito mais diferenciada e, consequentemente, fez com que se tornasse uma obra inovadora.

"Às vezes você faz as coisas pelos motivos certos e outras pelos errados. Há ainda aquelas vezes em que é impossível saber a diferença."

Confesso que não estava muito empolgada com a história no início, mas foi quando comecei a descobrir algumas coisas que meu coração foi chegando pertinho da minha boca e eu senti que a qualquer momento ele poderia pular para fora. A tensão vai crescendo e eu não conseguia me conter, eu precisava ler cada vez mais. 

Foto: Cecília Justen

O livro ganhou um toque especial com as ilustrações que o próprio marido da Nicola fez. Entramos muito mais no mundo de Madeline do que se não tivéssemos as figuras maravilhosas. Os capítulos também são tão curtinhos que às vezes eles não dão uma página e, apesar de muitas pessoas acharem que isso seja um problema, eu achei que foi a solução. A história não se passa mais rapidamente, ela é completa, é exatamente o que tem que ser, sem mais e sem menos. Quando uma parte da história tem que acabar, Nicola simplesmente encerra, ela não prolonga só para que tenhamos algo grande, ela não enrola, ela é curta e doce, de um jeito que só ela sabe fazer.

Nicola Yoon tem uma escrita simples, mas necessária para o estilo de livro que escreve. Como eu disse, ela é bem direta no que quer falar, deixa claro o sentimento de Madeline e sabe muito bem deixar frases de efeito com ensinamentos por detrás. Nicola ganhou meu coração e eu já estou louquinha para ler sua outra obra, O Sol Também é uma Estrela.

O desfecho do livro foi o que mais me conquistou. Foi inesperado e trabalhado de uma maneira tão singular, A-M-E-I. Outra parte que fez meu coração bater mais rápido foi a última página, a parte em que sabemos o futuro de cada personagem. Gostaria muito de comentar com vocês cada sensação e o motivo do final ter sido tão incrível pra mim, mas não quero spoilers nessa postagem. Se você já leu o livro e assim como eu precisa compartilhar a sua opinião, vamos conversar aqui nos comentários e compartilhar muito amor por essa história!

Espero que depois dessa resenha pelo menos metades das pessoas que a leram tenham vontade de ler o livro ou até mesmo assistir ao filme. Quem tiver a oportunidade de conhecer a obra, espero muito que ela faça algum efeito em vocês e que vocês possam aprender muitas coisas com essa história cativante!

"Tudo é um risco. Não fazer nada é um risco. A decisão é sua."

Nota: 3/5 ♥

Compre Tudo e Todas as Coisas | Submarino | Saraiva
Baixe um trecho de Tudo e Todas as Coisas | PDF

Já que eu já falei do livro para vocês, vou aproveitar e comentar um pouco sobre o filme que estreia dia 15 de Junho de 2017 nos cinemas daqui do Brasil. Se por algum motivo você já consegue assistir o longa nas telas de sua cidade, é porque muitos lugares adiantaram por causa do dia dos namorados. 

A história é a mesma, pelo o que eu vi no trailer não teve nenhuma alteração muito drástica. A direção está por conta de Stella Meghie, que dirigiu também o filme de comédia Jean of the Joneses. Ludwig Göransson, que compôs para o filme Creed, também estará em Tudo e Todas as Coisas. Amandla Stenberg, a Rue de Jogos Vorazes, fará Madeline e Nick Robinson será Oliver. 

Espero que o filme me satisfaça assim como o livro, porém, ainda tenho um receio bem grande, já que não tenho um histórico bom com filmes baseados em livros. Apesar de tudo, estou ansiosa e contando os dias para que eu possa assistir ao longa-metragem! 


Um beijo e paz no coraçãozinho de vocês! ✩ 

You May Also Like

28 comentaram

  1. Olá todas as vezes que eu leio uma resenha desse livro fico com vontade de ler pois todas as resenhas são positivas e eu espero realmente não me decepcionar com esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! As pessoas só estão falando bem, né?! Acho que é o final haha Você não irá!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Então, vamos lá...
    1) Que fotões!!! Palminhas
    2) Que resenha!!! Como sempre né, já comentei sobre isso!
    3) Já estou apaixonada pela Maddy, de verdade!
    4) Não temos nada contra mocinhos irreais (a não ser o fato deles serem irreais)
    5) Aumentou muito a minha vontade de ler o livro e ver o filme (A Amandla é a protagonista 💛)
    6) Esse post melhorou meu dia em 73%, então obrigada!

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Muito obrigada!
      2) Você deixa meu dia mais alegre com esses comentários!
      3) Ela é incrível.
      4) Não temos mesmo, mas adoraríamos que eles fossem reais.
      5) Não sei se levo muita fé na Amandla, não me julgue. Posso estar muito enganada, já que tirei essas conclusões de um trailer de 3 minutos.
      6) Seu comentário é que melhorou meu dia em 73%, obrigada :)

      Beijos, pessoa fofa <3

      Excluir
  3. Ei Ceh!! Nossa, amei suas fotos, heim! Arrasou!!
    Então, eu comprei faz um tempo já, com a capa normal, que até prefiro,
    mas ainda não tive tempo de ler. Eu acabei desanimando um pouco. Não sei
    como ainda não peguei spoiler do livro, porque já li tantas resenhas! Kkkkkkkkkkkk

    Espero iniciar a leitura sem ter lido nenhuma surpresa. Haha!

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne! Muito obrigada <3
      Eu também prefiro a capa normal, não por causa de beleza (talvez seja), mas eu prefiro principalmente porque deixa com que eu imagine melhor os personagens. Quando eu vejo os atores na capa, minha cabeça já dá um bloqueio. Enfim, acho que você deveria ler, é uma leitura super rápida e vale muito! Toma cuidado com os spoilers! Você não tem noção do que pode acontecer com essa história haha

      Beijos!

      Excluir
    2. Então! É isso mesmo. Prefiro capas que não mostram a fisionomia dos personagens. Que deixa nossa imaginação fluir.

      Beijos.
      Literatura Estrangeira

      Excluir
  4. Estou me devendo a leitura desse livro e com certeza verei o filme!
    Adorei saber das ilustrações, não tinha visto esse detalhe em outras resenhas :D


    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê sim, parece estar ótimo! As ilustrações mudam completamente a visão do livro, você vai adorar :)
      Beijos!

      Excluir
  5. Oii Cecilia.
    Eu quero muito ler esse livro, mas não agora. Quando espero muito de um livro acabo me decepcionando com ele. Espero que quando leia, goste tanto como gostei deste.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Acho que você vai gostar sim :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Oie

    Eu amei esse livro e o final também mexeu demais comigo.
    As ilustrações são um show a parte!! Maravilhosas!
    Só a capa que eu prefiro a outra e não esta do filme. Mas é um gosto meu.
    Estou doida para o filme!!!

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Tudo bem?

      O final não mexeu muito comigo, mas foi muito chocante! As ilustrações são lindas <3 Também prefiro a capa original, não gosto muito quando a capa é do filme, acaba com a minha imaginação rsrs Também estou!

      Beijos!

      Excluir
  7. Eu não sei lidar com essa capa linda, amo as duas versões, a do filme e a original! Que trabalho lindo, e essas ilustrações? Confesso que sou doidinha para lê-lo. Ah, são tantos livros para ler, mas tenho que priorizá-lo xD Não sei se já saiu ou vai sair o filme, sou perdida, mas quero ler e ver logo hahaha

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Carol! Tudo bem?

      As duas capas são lindas mesmo, mas meu coração ainda bate mais forte pela original haha Tire um tempo assim que der para ler Tudo e Todas as Coisas, você não vai se arrepender. O filme lançou ontem :)

      Beijos!

      Excluir
  8. Esse seria o unico livro a me tirar do projeto de leitura de nacionais. Estou me controlando muito para não ler. Adorei a resenha :)

    Beijinhos, Laila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laila! Tudo bem?

      Você está em um projeto de leitura nacional? Que incrível! Se você acabar lendo, você não irá se arrepender :) Obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  9. Oie!

    Nossa, depois de conferir a sua resenha, achei tudo de bom esse livro, estou super curiosa para ler o mesmo. Vou tentar adquirir o mesmo antes de ver o filme, pois eu sou dessas, rsrsrs. Adorei suas fotos, parabéns!

    Beijos!

    Hellen Cristhi
    Blog Cuca Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellen! Tudo bem?

      Muito obrigada <3 Leia o livro antes de ver o filme sim, tem algumas alterações incríveis e outras que não foram tão legais assim... Mas acho que você vai gostar de ambos!

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Ceci!
    Esse foi um dos melhores livros que li até agora esse ano. Nicola me conquistou com sua escrita simples e objetiva, com Madeline mesmo em meio a tantas limitações não perdendo o gosto da vida e sonhando em conhecer o mundo. Eu adorei a história, as referências literárias (peguei alguns spoilers de alguns livros nesse, mas quem nunca né? Kkk) e só posso dizer que estou super animada para assistir ao filme porque eu sou dessas que fica comparando o livro com o filme éeadoro fazer isso hahaha!

    Beijinhos!
    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Tudo bem?

      A Nicola tem uma escrita tão surpreendente, me encantei o tempo todo. As referências literárias são adoráveis. Assisti o filme ontem, tiveram umas alterações muito legais, acho que você também vai gostar :) Sou exatamente como você, adoro comparar o livro com o filme haha

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá, ainda não li o livro e acredito que não vou ler, assistirei o filme em breve dependendo quem sabe eu leia. Gostei muito das suas fotos ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Estou bem curioso para ler esse livro, só vejo elogios e parece ser MUITO BOM, aiai preciso dele em minhas mãos rsrs.
    Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Douglas! Tudo bem?

      Não posso falar muito né, mas super indico para todos! Quando você começar a ler, não vai querer parar mais :)

      Beijos!

      Excluir
  13. Eu já amava o livro sem nem mesmo ter lido sua sinopse. Mas depois de tantas resenhas e com esse trailer incrível, eu já shippo demais ele com minha estante :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Laila! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário :) O livro é ótimo e concordo com você, ele fica lindo na sua estante haha

      Beijos!

      Excluir
  14. Hi there would you mind letting me know which web host you're using? I've loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you recommend a good hosting provider at a honest price? Thanks a lot, I appreciate it! all of craigslist

    ResponderExcluir