5 livros para ler em 1 dia - Parte 1

by - fevereiro 19, 2018

Foto: Andrea Justen

Ei! Tudo bem?
Saudades de fazer listas para vocês! 

Quando estava pensando em postagens que saíssem de resenhas e coisas óbvias, ouvi no curso de inglês sobre pessoas que não estavam acostumadas a ler e queriam começar por grandes livros e saiam falando mal. Gente pode isso? Pode não! Por isso essa lista surgiu como uma ideia brilhante para tirar as pessoas do caminho errado. 

Se você ama literatura, essa postagem é para você. Se faz tempo que você não lê, essa postagem é para você. Se você detesta (isso mesmo, detesta!) ler, essa postagem também é para você. Não prometo te salvar de um mundo obscuro aonde a leitura não existe, mas juro que tentarei te tirar de lá.



Como eu queria fazer uma lista para aqueles que amam leitura por natureza e para quem quer começar a ter o hábito de ler, decidi colocar um livro para cada gênero, assim poderei agregar um grupo maior.

Ah! O fato de serem livros curtos suficientes para se ler em um dia, não significa que algumas leituras não possam demorar mais, principalmente se você está iniciando nesse mundo. Então, por favor, não me e se xinguem caso não consigam ler em 24 horas a obra.

Infantil
Foto: Tumblr

Para ler um livro infantil não existe regra, então é bem tranquilo. Você não precisa ser uma criança para entrar em um mundo mágico, por isso, eu sou apaixonada no gênero. Às vezes me pego lendo os livros do meu primo que tem 9 anos, me pego lendo meus livros infantis e por aí vai... 

Meu Ensino Fundamental foi em uma escola com creche, então eu sempre fui cercada por essa magia. Até quando eu não estava na parte infantil do colégio, eu me sentia acolhida por algo tão doce, por isso, super indico o livro a seguir.

-O Pequeno Príncipe 
Autor(a): Antoine De Saint-Exupéry
Páginas: 96
Editora: Harpercollins
Compre O Pequeno Príncipe | Amazon | Saraiva
Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1942 nos Estados Unidos e, três anos mais tarde, na França, 'O Pequeno Príncipe' tornou-se obra de apelo universal, um clássico moderno traduzido para mais de oitenta idiomas. Suas páginas abrigam valiosas lições sobre a solidão, a amizade, o tempo, a vida e a morte, compartilhadas conosco por meio do pequeno habitante do asteroide B 612. Apesar de escrito e narrado por um adulto, 'O Pequeno Príncipe' se dirige, desde suas primeiras linhas, às crianças. É, na verdade, uma ode à infância, uma delicada viagem a esse planeta que aos poucos abandonamos, vivendo em prol das nossas vaidades, vícios, obrigações, números e demais coisas 'sérias e importantes'. Deixe-se conquistar pela fábula atemporal de Antoine de Saint-Exupéry e acompanhe o pequeno príncipe em sua jornada rumo ao nosso planeta. Lembre-se apenas de fechar um pouco os olhos e abrir bem o coração. Pois o essencial, como nos têm ensinado o pequeno príncipe e sua amiga raposa, por mais de setenta anos, é invisível aos olhos.

Clássico
Foto: Tumblr

Quem disse que para ler clássicos da literatura nós precisamos de anos para ler? É claro que existem livros que demoram muito tempo, por vários motivos, dentre eles nós temos a linguagem que é diferente e os ensinamentos que nos fazem pensar muito.

O caso do livro a seguir não é diferente: A linguagem é diferente e os ensinamentos são enormes. Entretanto, o autor (maravilhoso!) dessa história conseguiu escrever um livro pequeno que pode ser lido sim em um dia, mas que te fará pensar nele pelo resto da sua vida.

-O Velho e o Mar
Autor(a): Ernest Hemingway (O amor da minha vida)
Páginas: 126
Editora: Bertrand Brasil
Compre O Velho e o Mar | Amazon | Saraiva
Sinopse: Título mais vendido do autor no Brasil, foi agraciado com o Prêmio Pulitzer, em 1954. Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho. Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida. Com um enredo tenso que prende o leitor na ponta da linha, Hemingway escreveu uma das mais belas obras da literatura contemporânea. Uma história dotada de profunda mensagem de fé no homem e em sua capacidade de superar as limitações a que a vida o submete.


New Adult

O tão falado New Adult aqui no blog também está na lista, isso porque é um gênero fácil de ser lido, super tranquilo, e que vai te ajudar a devorar uma obra em poucas horas. Entretaaaanto, precisamos abrir o olho para o New Adult.

Para quem não sabe, esse gênero é classificado para aqueles livros que se voltam para ficção para jovem adulto. Ou seja, teremos obras com processos de mudança, de transição, a saída do ensino-médio e início da faculdade, as primeiras vezes, as bebedeiras, alguns possuem presenças de drogas, festas, conflitos com a família, vááárias confusões antes de chegarmos ao momento feliz da história e por aí vai. Como vocês podem perceber, esses livros possuem cenas de sexo e, por isso, existe o cuidado com o gênero, pois ele é indicado para maiores de 18 anos, pelo menos em sua grande maioria.

Existem várias obras sensacionais sobre o assunto, algumas já citadas pelo blog e outras ainda irão aparecer. A Abbi Glines é uma autora muito famosa do gênero e, apesar de seus livros serem mais simples, eles são ótimos para você que quer começar.

Recentemente a Editora Arqueiro publicou o último livro da série Rosemary Beach (da Abbi), o Pegando Fogo. E em Janeiro tivemos o primeiro livro da nova série Sea Breeze, o Sem Fôlego, então fiquem tranquilos que terão muitos livros do gênero para se deliciar.

-O Último Adeus *Apesar de pertencer a uma série, o livro pode ser lido separadamente*
Leia a resenha do livro AQUI
Autor(a): Abbi Glines
Páginas: 224
Editora: Editora Arqueiro
Compre O Último Adeus | Submarino | Saraiva
Sinopse: River Kipling, mais conhecido como Capitão, está em Rosemary Beach para montar um restaurante de luxo para seu patrão. Dono de um passado sórdido e de um presente misterioso, ele não vê a hora de concluir o trabalho e ir embora da cidade para realizar seu sonho: abrir um negócio próprio à beira-mar num lugar onde ninguém tenha ouvido falar dele. Mas, quando Capitão conhece Rose Henderson, sua ânsia de partir de repente fica em segundo plano. Há algo na risada dela que é familiar demais, e o modo como ela olha para ele o faz lembrar de alguém importante que perdeu há muito tempo. No entanto, a única coisa que Rose revela é que é uma mãe solteira que trabalha duro para sustentar a filha. Enquanto tenta desvendar os segredos da linda ruiva de óculos engraçadinhos e curvas estonteantes e entender por que ela mexe tanto com seus sentimentos, Capitão precisa fugir da marcação cerrada de Elle, a ex-namorada que não mede esforços para afastá-lo de Rose. Ao mesmo tempo, tem que encarar os fantasmas de seu passado para se tornar um homem melhor e construir um futuro do qual possa se orgulhar.

Romance de Época
Foto: Sakury's

Acho que esse é o gênero mais falado no blog desde o dia em que eu comecei a escrever resenhas aqui. Mas afinal, o que é o Romance de Época? São Romances (aqueles que a gente conhece desde sempre), mas que são ambientados antes de 1950 e que usam todos os costumes, cenários (normalmente é Londres) e roupas para contar um romance. Os focos das histórias estão completamente no romance, no desenrolar dele enquanto o fundo histórico é apenas algo a mais. 

Por Romance Histórico (é diferente de Romance de Época, depois explico direitinho para vocês) ser meu gênero literário favorito, acabei me apaixonando por Romance de Época, apesar de possuírem grandes diferenças (mas algumas semelhanças). Costumo falar sobre diversas autoras que se destacam, mas normalmente seus livros são grandes e duram no mínimo dois dias para serem lidos. Entretanto, existe um conto lindo e é ele que irei indicar.

-Uma Noite Inesquecível *Apesar de pertencer a uma série, o livro pode ser lido separadamente*
Leia a resenha do livro AQUI
Autor(a): Lisa Kleypas
Páginas: 144
Editora: Editora Arqueiro
Compre Uma Noite Inesquecível | Amazon | Saraiva
Sinopse: O Natal está se aproximando e Rafe Bowman acaba de chegar a Londres para uma união arranjada com Natalie Blandford. Com sua beleza estonteante e o físico imponente, ele tem certeza de que a linda aristocrata logo cairá a seus pés. No entanto, seus terríveis modos americanos e sua péssima reputação de farrista deixam Hannah, a prima da moça, chocada. Determinada a proteger Natalie, ela vai tornar a tarefa de cortejar a jovem muito mais difícil do que Rafe esperava. Hannah, porém, logo começa a se importar mais do que gostaria com o rude pretendente da prima. Rafe, por sua vez, passa a apreciar um pouco demais a companhia de Hannah, uma mulher forte e pragmática com um coração doce e gentil. E quando Daisy, Lillian, Annabelle e Evie, quatro amigas inseparáveis que já conseguiram encontrar o homem de seus sonhos, decidem agir como cupidos, quem sabe o que pode acontecer?

Ficção Científica
Foto: Tumblr

Não é meu gênero favorito, mas depois de assistir muitos filmes que utilizam do assunto para ambientar suas histórias, acabei me apaixonando. 

Ficção Científica é o gênero que muitas pessoas sentem medo, pois (supostamente) é complicado, usa muita física e por aí vai. Mas eu estou aqui para desmentir todas essas falas! Obviamente, muitos livros do gênero são bem complexos, mas nada que nossas cabeças não possam entender. Todavia, é possível realizar leituras do gênero em apenas um dia! Sim, isso é real!

O livro a seguir é do meu autor favorito de Ficção Científica. Ele mistura humor, diversão e muita ficção para escrever histórias maravilhosas. Seus livros em sua grande maioria são curtos e podem ser lidos em poucos dias. 

-O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor(a): Douglas Adams
Páginas: 208
Editora: Editora Arqueiro
Compre O Guia do Mochileiro das Galáxias | Amazon | Saraiva
Sinopse: Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da 'alta cultura' e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

"A genialidade de Douglas Adams e a forma como ele usa as situações mais absurdas para nos fazer rir certamente encontrarão ecos no amor pela vida e no bom humor que meus amigos brasileiros têm de sobra." - Bradley Trevor Greive

Ahh foi tão legal escrever essa postagem para vocês! Prometo que irá rolar uma parte 2 para vocês conhecerem mais livros de mais gêneros.

Espero que o amor pelo mundo literário tenha surgido ou tenha voltado. Todas essas obras possuem um lugar especial em meu coração e em minha estante, espero que vocês possam coloca-los em algum dos dois lugares.

Um beijo e paz no coraçãozinho de vocês! ✩



You May Also Like

4 comentaram

  1. Oie,

    Menina, amo tanto "O Pequeno Príncipe" que já tenho tatoo planejada para ele. Já o livro do Douglas eu conheci quando eu estava no ensino médio e umas 20 pessoas foram de toalha para escola e aí procurei saber o significado, mas ainda não li. hahahaha

    Abraços...

    https://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Michael!

      Sério? Ai meu Deus, eu quero ver! haha
      Que incrível, quero estudar em uma escola assim :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Ano passado fiz minha primeira experiência de ler um livro em 24h. Apesar de ser o máximo mergulhar assim na história eu prefiro levar um tempinho a mais rsrs gosto de me apegar aos personagens e não precisar dizer tchau, daí meu amor por séries rsrsrs
    Mas adorei a lista, amo todos esses gêneros, acho que os da Abbi são mesmo muito rápidos e fáceis de ler, levo em média 3 dias pq gosto de prolongar hahaha
    O velho e o mar está na minha lista de desejados a uns 2 meses desde que uma amiga indicou e eu fiquei mega interessada!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, eu não gosto de séries por causa disso, muito tempo no mesmo livro pra mim não dá haha
      Os dela são bem fáceis sim.
      Ahhh, eu amo muito esse livro, super indico a leitura :)

      Beijos!

      Excluir