5 Motivos para ler Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática

by - maio 14, 2017


Ei! Tudo bem?

Recentemente recebi uma notícia maravilhosa! Agora, o As 365 Cores do Universo é um dos blogs parceiros de 2017 da Editora Arqueiro! Já berrei, tremi, chorei, fiz escândalo, já divulguei pra família inteira mesmo eles não sabendo o que um blog seria. Enfim, estou muito feliz, mas tirei esse início de postagem para agradecer a todos os leitores desse cantinho que eu considero muito! Vocês são incríveis e me ajudaram tanto que agora eu consegui - junto a vocês - essa oportunidade extraordinária! Muito obrigada, de coração! ♥

Então depois dessa notícia não podia fazer nada mais além de publicar algo novo aqui no blog relacionado a essa editora fantástica! Esse mês a Arqueiro lançou o livro Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (ligeiramente) Apaixonado que é um spin-of de Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática, ou seja, mesmo grupo de personagens, mas protagonistas diferentes. Sabendo disso, decidi pegar para ler a primeira história para que quando eu lesse o segundo livro, eu entendesse melhor tudo o que estava acontecendo. O resultado final? Amei, ri (bastante, por sinal), tive muita vergonha alheia e fiquei pensando sobre como o bullying é tratado hoje em dia e como ele é prejudicial às pessoas envolvidas, tanto a pessoa que sofre quanto a pessoa que comete.

E é por isso que eu decidi dar para vocês cinco motivos para ler essa história surpreendente que vai te encantar do início ao fim!

Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes...


Páginas: 272 | Autor(a): Thalita Rebouças | Editora: Editora Arqueiro | Gênero: Juvenil

Poderia listar vários motivos para que vocês lessem esse livro que me trouxe muitas gargalhadas durante uma leitura leve e extremamente agradável. O tema seria um bom motivo. O livro que fala sobre as experiências no primeiro ano do ensino médio fez com que eu me lembrasse do meu primeiro ano, o meu primeiro dia de aula e de como tudo foi horrível. Talvez eu tenha muito de Tetê e acredito que muitas outras pessoas também tenham. Ver a personagem principal passando por muitos momentos parecidos com ocasiões que eu vivenciei, foi o ápice do livro pra mim. Mas ainda acho que existam outros motivos para se ler.

Thalita Rebouças
Foto: R7 - Entretenimento

Acho que quem escreve um livro ou quem dirige/produz um filme diz muito sobre como a obra vai ser. Não é diferente no caso de Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática, cujo foi escrito pela - maravilhosa - Thalita Rebouças. 

Thalita já vendeu 2 milhões de livros e apesar de ser formada em jornalismo ela abandonou essa área para seguir seu sonho de ser escritora. Atualmente ela já publicou 20 títulos com histórias para adolescentes de qualquer idade. Entre suas obras estão Fala Sério, Mãe! e a obra em conjunto com as escritoras Bruna Vieira, Paula Pimenta e Babi Dewet, Um Ano Inesquecível. 

Em minha opinião, ela é uma das autoras mais influentes na cultura brasileira atualmente, principalmente por ser autora de livros que falam sobre a adolescência, que é uma fase muito complicada. Ela escreve de uma maneira divertida e tem um espírito jovem incrível que até parece que possui a idade dos personagens.

Em Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática Thalita não perdeu nenhuma de suas características e sua essência, o que foi sensacional para complementar a história de Tetê. Se você acabar não gostando desse livro, ainda acho válido ler outra obra da autora, já que eu acredito que todo mundo precisa de um pouco de Thalita na vida pelo menos uma vez. 

Tetê
Foto: Up! Brasil

O que falar sobre essa personagem principal? Tetê é 100% carismática. Ela é engraçada, desajeitada e tem uma família que vai deixar tudo mais cômico.

Teanira, mais conhecida como Tetê, tem 15 anos e não tem um histórico muito bom em seus antigos colégios, não por suas notas, mas sim por seus problemas com bullying. Ela é apaixonada em cozinhar, não depila o buço porque tem medo e tem monocelha. Vive em seu próprio mundo de músicas e livros depressivos. E é por esse motivo que sua família acha que ela tem algum tipo de problema e precisa fazer terapia.

Depois de seu pai ter sido demitido de seu antigo emprego e ter perco todo o seu dinheiro apostando em corridas de cavalo, Tetê tem que se mudar para a casa dos avós em Copacabana. Tetê tem uma família louca que vai ter dar raiva em alguns momentos e em outros, você vai conseguir se identificar com cada um dos personagens, aí você vai perceber que toda família tem seu quê de loucura.

O que eu mais gosto na personagem além da semelhança que nós temos, é o fato dela ser ela mesma apesar de todos os julgamentos. Ela é ingênua e sofre muito na mão de alguns alunos de seu antigo e seu atual colégio, mas sua essência é a mesma e ela não tenta mudar para conquistar "o cara". Ela se acha inferior a ele? Sim. Todavia, ela entende que se eles forem ter alguma coisa, é porque ele gosta dela do jeitinho que ela é.

Senti muita vergonha lendo algumas coisas que Tetê tinha feito como soltar um pum no meio da sala e ter se entregado para todos os alunos de sua classe. Ela age tanto por impulso que enquanto lia, soltei vários "Não faz isso!".

Outra coisa fantástica é acompanharmos todas as novas experiências de Tetê. Seu primeiro beijo, suas primeiras amizades, quando ela se sente bonita depois de séculos e como ela reage com o menino mais especial da história a enxergando de uma maneira que mais ninguém a tinha visto. É tudo tão simples e singelo que dá vontade de ler alguns capítulos mais de uma vez.

Zeca e Davi
Foto: Meu Conto de Fada

Davi, dono do segundo livro, é o primeiro personagem a virar amigo de Tetê. Já no primeiro dia de aula ela o vê sentado em um cantinho lendo seu livro, então agindo por impulso, a menina chega até Davi e começa a conversar com ele normalmente. Davi é o nerd da turma, que tem um irmão crush e que parece ser tão encantador que eu já estou louca para ler o seu livro, saber mais sobre a sua história.

Zeca é o amigo mais engraçado e fofoqueiro de Davi e logo de cara já vira amigo de Tetê. Ele é sem dúvidas meu personagem favorito e ler uma história sobre ele seria meu sonho no momento. Todo mundo precisa em certos momentos de uma amizade como a de Zeca, uma amizade que te fará bem, que será sincera, que irá te ajudar em todos os momentos possíveis. Zeca ajuda a Tetê a se reinventar, a se conhecer e principalmente a enxergar sua própria beleza. É tão linda a amizade dos dois que eu chego a sentir inveja.

Os dois melhores amigos de Tetê com certeza fazem uma dupla sensacional para que Tetê passe a suportar o bullying e passe a ser mais confiante com ela mesma. É lindo como o livro fala sobre amizade, sobre um ajudar o outro. E é por isso que esses dois estão como um dos motivos para que vocês tenham vontade de ler o livro. Eles estão aqui para mostrar que com a amizade nós podemos vencer tudo e todos. É aquela frase clichê: "Quando estamos juntos somos mais fortes." É muito bom ler sobre algo tão puro.

Receitas
Foto: Entre Cartas e Amores

Como eu disse anteriormente, Tetê é apaixonada por cozinhar e boa parte das comidas citadas no livro foi ela que fez para a família. Então nada melhor que as receitas desses alimentos gostosos serem compartilhadas no meio da história, não é mesmo?!

Além de um livro engraçado, cheio de ensinamentos e mensagens positivas, Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática é também quase um livro de culinária. Enquanto eu lia a obra aproveitei para separar algumas receitas e ainda digo mais, a tapioca fit dá super certo e fica muito boa!

Botar as receitas foi uma ideia incrível que fez com que o leitor pudesse se aproximar cada vez mais de Tetê. Acredito que nós conhecemos muito mais uma pessoa quando entendemos o que ela ama e se sente bem. Então foi por isso que pra mim, se não fosse essas receitas, o livro não teria o mesmo impacto. Foi um ótimo adicional. 

Bullying
Foto: Pássaros Feridos

Bullying é um assunto muito sério e acho que pelo menos em algum momento alguém irá sofrer um tipo de bullying e vai ser lá que a pessoa saberá como é ruim. 

No livro, Thalita fala sobre o assunto de uma forma cautelosa. O bullying está presente na obra inteira, desde quando Tetê ainda estava no seu antigo colégio, por soar muito era tachada de "Tetê do Cecê", até o penúltimo capítulo que é quando descobrimos o desfecho da trama.

É um assunto muito complicado de se tratar em uma história, mas deu tão certo e é tão importante que Thalita fale sobre esse e outros temas como a homossexualidade. Acredito que quem exerce influência tem o poder de passar diversas informações importantíssimas para os leitores. 

Se você está passando por algum tipo de bullying, esse livro é perfeito para pegar ensinamentos para o resto da vida. Como eu disse todo mundo precisa de um pouco de Thalita na vida.

"Porque no fundo todo mundo se sente um pouco excluído e mal-amado, todo mundo tem seu drama. Seus dramas. A gente não está na pele do outro pra sentir. Porque até aquela menina que todos achavam incrível, tem problemas."

Espero que vocês também tenham um impacto positivo quando lerem o livro e, espero que leiam depois desses motivos. A história é muito maior do que eu pude explicar para vocês e adoraria que todos pudessem conhecer melhor!

Comprar Confissões [...] | Submarino | Saraiva
Ler Confissões [...] | PDF

Ah! Como agora tenho uma editora como parceira, vocês vão sair ganhando várias resenhas literárias com fotos autorais, eu só desejo muito que vocês gostem. Esse será um novo ano, cheio de novidades e eu só tenho agradecimentos a vocês! Muito obrigada, gente! ♥

You May Also Like

12 comentaram

  1. Ainda não conhecia esse livro e já to curiosa pra ler hahaha Me identifiquei muito com a Tetê, ela é incrivel <3 Amei o post e o livro!

    Beijos
    Isa Nonemacher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia até ver o lançamento desse mês da Arqueiro. Você vai adorar! Muito obrigada, espero te ver mais vezes por aqui :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu conheci esse livro a pouco tempo e ja estou super curioso a respeito dele e tem um outro tbm sou que de um garoto se não estou enganado. Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é incrível, você precisa ler! Confissões de um garoto é o spin-of de Confissões de uma garota. Ele lançou no início do mês e vai ter resenha aqui no blog ❤

      Excluir
  3. Parabéns!!!
    Ainda não li esse livro, mas dá pra sentir que é ótimo!
    Bjo

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Que livro mais amorzinho! Adorei os cinco motivos. Fiquei até com vontade de ler!

    beijinhos!
    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim! Esse livro é um amor e super engraçado, vale muito a leitura!
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Adoro livros que abordam essa temática. Confesso que me interessei por conta do título hahaha amei a resenha, amore!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título é um resumo exato do que a obra é. Se você gostar dele, você com certeza gostará do livro! Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  6. Oiii, primeiramente, parabéns pela parceria! Imagino a alegria e fico muito feliz por sua conquista. <3
    Menina, esse livro tá na minha lista, venho namorando ele faz um tempo e me parece, apesar do tema do bullying, ser uma leitura leve e cativante. Acho que já li um conto da Thalita e amei muito.
    Ótima dica, Ceci!
    Beijooos
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mirelle! É uma alegria inexplicável <3
      Meu Deus, se está na sua lista, vá lê-lo o mais rápido possível! Eu estou indicando para todo mundo que passa pela minha frente, é engraçado, divertido, apaixonante e, principalmente, cativante. Você vai amar! A Thalita escreve super bem!
      Obrigada pela visita, Mirelle! (E pelo apelido, adorei)
      Beijos!

      Excluir