Bienal do Livro 2017

by - setembro 11, 2017

Foto: Bienal do Livro

Ei! Tudo bem?
Por aqui não podia estar melhor!

É com muita felicidade que estou escrevendo essa postagem. É com uma vontade enorme de gritar por aí sobre a experiência incrível que foi a Bienal de 2017 para mim. 

Infelizmente, o último dia de Bienal foi dia 10 de Setembro, mas, obviamente, alguns registros não terminarão. E é por isso que eu fico tão empolgada em comentar sobre os dias sensacionais que eu vivenciei nesse evento! 

Fui em dois dias na Bienal, mas vocês só vão conseguir conhecer as minhas aventuras do dia 02, já que no dia 05 eu estava extremamente gripada e sem voz, ou seja, não tenho quase foto nenhuma, mas tenho livros e é isso que importa.

No dia 02 de Setembro (Sábado) fui para a Bienal com meus pais com a missão de participar do evento de blogueiros que a Editora Arqueiro iria fazer. Entretanto, acabou que eu decidi ir mais cedo para aproveitar toda a programação possível.

Assim que cheguei, botei meu pai na fila de autógrafos da Thalita Rebouças e fui atrás dos tronos de Game Of Thrones (sim, sou a louca de GOT) para tirar algumas fotos. Na Bienal eram três tronos, um na Leya - editora que publica os livros do George R. R. Martin -, outro na Americanas e um na Saraiva. Achei incrível ver as pessoas tirando as fotos, algumas poderiam montar um book, outros mereciam um prêmio de criatividade.

Com essa cara de criança feliz, eu não duro nem um dia no trono.

Quando terminei toda essa primeira etapa, voltei correndo para a Arqueiro e fui ficar na fila de autógrafos da Thalita Rebouças. Estava louca por esse momento já que foi graças a essa escritora - que é um amor só - que eu comecei a ler. Antes de conhecer Tudo por um PopStar eu era a maior odiadora de leitura, de verdade, eu não conseguia ficar mais de 10 minutos lendo um livro que já ficava entediada. Hoje em dia, como vocês podem perceber, eu não consigo ficar 10 minutos sem um livro. 

Foto: Marcelo Souza

Thalita é exatamente o que ela aparenta ser, ela é engraçada, é simpática, carinhosa, amorosa, divertida e super talentosa. Conversar com ela, mesmo que por alguns minutos, foi um momento incrível. Ela tem um carisma maravilhoso que precisa ser compartilhado com o resto da população. 

Contei para ela sobre o meu início de leitura graças a ela, contei sobre o que eu já fiz para tentar conhecê-la (isso inclui um bilhete para um segurança) e ela foi completamente atenciosa. Gravamos um insta stories para o instagram dela, conversamos sobre seu novo livro (Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado) e tiramos diversas fotos para que essa memória seja eterna. 

Poderia ficar horas agradecendo várias pessoas, mas acho que não encontraria palavras suficientes. Foi algo inesquecível e foi extremamente gratificante ficar diante de alguém tão contagiante. 

Foto: Marcelo Souza

E foi depois de tantas emoções que eu fui conhecer melhor os estandes e babar nos lançamentos das editoras. Obviamente, saí comprando vários livros que em breve vocês conhecerão melhor aqui no blog por resenhas. Diverti-me bastante, conversei com alguns autores independentes que me apresentaram suas obras e acabei gastando meu dinheiro nelas. Aproveitando a oportunidade, acho incrível a forma como eles narram suas histórias para aqueles que estão apenas observando, acho lindo como eles, mesmo sendo independentes, estão firmes e fortes com seus livros, então acho muito importante, nós, leitores, darmos uma oportunidade à eles também. 

Depois de tanto andar e conhecer alguns livros que eu nem imaginava que existiam, decidi sentar um pouco antes de ir até o local do encontro de blogueiros da Arqueiro. Nessas de esperar, acabei descobrindo que a Camila do Leiturize-se e a Marcela do Ler Sim Ler Sempre estavam no mesmo lugar que eu. Logo, não perdi muito tempo e fui atrás das meninas para que fossemos juntas até o encontro.

- Da esquerda para direita - Camila, Marcela, Cecília (euzinha).

Quando finalmente deu a hora, nós não nos aguentávamos mais, estávamos animadas e ansiosas para saber o que a Arqueiro estava preparando para a gente. 

No encontro, recebemos um kit maravilhoso com vários mimos de Rosemary Beach, série da Abbi Glines, recebemos marcadores, cartões postais como se tivessem sidos enviados do lugar, um biscoito de polvilho e uma bolsa de praia, só coisa linda. Conhecemos também os futuros lançamentos da editora, conversamos um pouco sobre os projetos que a Arqueiro possui e falamos sobre divulgação. Foi incrível cada momento, descobrimos livros novos da Julia Quinn que aparecerão ainda esse ano e, o que eu mais espero, comentamos sobre o próximo lançamento de Dan Brown, Origem, livro que terá Robert Langdon novamente. 

Foto: Cecília Justen

E quando eu achei que as surpresas tinham acabado, aparece na minha frente à própria Abbi Glines. Sim, em carne e osso com todo aquele cabelo loiro maravilhoso que só ela tem! Se eu surtei? Surtar foi pouco! Tremi muito e me contive bastante para não chorar. Foi um dos momentos mais incríveis do meu dia. Se eu já estava extremamente extasiada com todos os acontecimentos anteriores, foi naquele momento que eu achei estar vivendo um sonho.

Foto: Cecília Justen

Lembro que tinha ficado muito triste, pois não conseguiria conhecer a autora, já que ela não estaria na Bienal no mesmo dia que eu e eu não poderia viajar para nenhum dos outros lugares em que ela faria sua turnê. Então eu estava 100% convencida que meu encontro com a escritora de uma das minhas séries de New Adult favorita não ia rolar. Entretanto, ela estava na minha frente horas depois debatendo sobre a série, respondendo perguntas dos blogueiros da Arqueiro e comentando sobre projetos que ela pretende fazer com os fãs. 

Foi um momento que estará guardado eternamente em minha memória, não tenho palavras para explicar todas as sensações que senti quando ela apareceu na minha frente, quando ela me abraçou, quando trocamos algumas palavras e quando ela sorriu. Abbi é com certeza o que há de alguém carinhosa. Ela foi uma fofa, simpática e extremamente cautelosa, um charme só. 

Só tenho agradecimentos à Editora Arqueiro que proporcionou esse momento incrível e extremamente particular. Ah! Tenho agradecimentos à própria Abbi que além de ter deixado sua filhinha de 10 meses em sua cidade, foi conversar com a gente em um dia que não era para ela nem estar na Bienal, ela acabara de chegar ao Rio de Janeiro e provavelmente estava cansada. 

A segunda foto mostra um momento desesperador em que eu não consegui mexer no celular.

Sabe quando o dia parece eterno? Então, dia 02 foi exatamente assim, afinal, quando eu achei que tudo de mais maravilhoso já havia acontecido e eu poderia ir para casa, o Fernando (pessoinha linda que trabalha na Arqueiro) avisou que os blogueiros poderiam passar no estande da editora para pegar nosso exemplar de Trago Seu Amor De Volta Sem Pedir Nada em Troca do Ique Carvalho publicado pela Editora Sextante. 

Corri até o estande da editora junto com a Camila, a Marcela e a Juliana - outra blogueira que entrou no nosso grupo enquanto esperávamos o início do encontro - e quando chegamos lá, o Ique estava autografando!

Conversei um pouquinho com ele, falei que resenharia seu livro aqui no blog e contei sobre o quão apaixonada fiquei pela ideia do QR Code durante sua obra para que pudéssemos ler enquanto escutávamos música. Ele, assim como os outros escritores que encontrei durante o dia, foi super atencioso e pareceu bem empolgado quando comentei sobre o QR Code. 

Fiquei muito feliz por ter conhecido o autor e agora não vejo a hora de ler seu livro. 


Este fora um dia incrível, assim como o dia 05 de Setembro, o dia em que mesmo sem voz, aproveitei para comprar diversos livros por 10 reais. Sim! A Bienal estava com vários estandes baratinhos e com obras sensacionais. Infelizmente não consegui registrar muitos momentos, mas já adianto que não conheci ninguém surpreendente, apenas vi melhor os estandes das editoras. 

E por fim, se existe uma coisa que eu devo fazer no final dessa postagem, essa coisa é agradecer. Agradecer até mesmo a vocês, leitores maravilhosos e empolgados que comentam uma vez ou outra. O suporte de vocês é muito importante e foi com ele que eu consegui uma parceria incrível, foi com ele que eu consegui ir para a Bienal e será com ele que outras conquistas virão. Espero, um dia, encontrá-los em algum evento literário ou em outro lugar para compartilharmos nossas paixões. 

Um beijo e paz no coraçãozinho de vocês! ✩

You May Also Like

26 comentaram

  1. AAHHHH! Que incrível, Cecília! Fiquei feliz que você conseguiu conhecer a Abbi!!!
    Queria ter ido na bienal mas não consegui :( agora só estou esperando ansiosamente pela bienal do ano que vem <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, íris!

      Ela é um doce de pessoa :) A Bienal de São Paulo falam que é a melhor, espero que você aproveite bastante!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oiii Cecilia.
    Nossa que inveja de você Kkk. Eu sempre quis ir na Bienal do livro, mas sou uma nordestina que se sente desvalorizada pelo pólo dos livros que só acontecem no sul
    Sempre quis conhecer a Thalita Rebouças porque, apesar de só ter lido Fala Sério Mãe dela, acho incrível o modo com o qual ela consegue contar suas histórias alem de me parecer um amor de pessoa.
    Nunca li nada da Glines mas nunca se sabe. Poderia comecar logo.
    Amei seu post e espero um dia poder encontrar você em uma bienal.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Jessica!

      Poxa, isso é muito ruim, sou super do time que gostaria que esses eventos fossem levados a outras regiões. Esse ano não teve uma Bienal no Ceará, é mais pertinho de você.
      A Thalita é muito fofa e, como você disse, um amor de pessoa, a conhecer foi uma oportunidade incrível e eu aconselho todos que tiverem essa chance a tentar conhecê-la também.
      A Abbi é para os fãs de New Adult, se você se enquadra, você irá amar.
      Eu também espero! Ano que vem terá Bienal em São Paulo, vai que acontece :) Muito obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  3. Aih que coisa mais linda!!! Eu fui ano passado na Bienal, minha primeira e foi inesquecível!!!
    É uma experiencia incrível. Espero que ano que vem dê para eu ir de novo!

    Beijos e parabéns pela experiência!!!
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Anne!

      A primeira Bienal a gente nunca esquece, ainda lembro da minha rsrs Espero que você consiga ir :)

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá, que legal queria muito conhecer a abbi mais infelizmente não tive dinheiro para ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Lara!

      A autora irá publicar mais livros, a arqueiro deve traduzir tudinho, então aposto que ela voltará!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Cecília, tudo bem? Que maravilhoso poder ver sua empolgação na bienal. Eu fui uma única vez, em 2005 com o colégio, fiquei louca lá com tanta coisa maravilhosa( eu tenho o bilhete da entrada até hoje kk),espero poder ir na próxima e quem sabe não nos vemos lá! Amei as fotos <3 e obrigada por compartilhar esse momento super especial com a gente! beijooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!

      A Bienal é incrível. Acredita que eu também guardo? haha Ah! Seria incrível encontrar você, espero que isso aconteça sim :) Muito obrigada! Eu que agradeço vocês!

      Beijos!

      Excluir
  6. Vem pra SP ano que vem!!!!!!!!!!
    hahahah
    Menina, eu vi a Abbi aqui em SP, ela é muito gentil e cautelosa mesmo srsrs fico feliz que tenha conseguido vê-la!
    E eu super apoio os nacionais. Tanto que esse mês só estou indicando eles. Vale dar uma chance a cada obra, tem gente muito talentosa! E Tô adorando indica-los todos os dias no insta!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!

      Eu estou louca para ir na de São Paulo, as pessoas falam tão bem da Bienal de lá. A Abbi é um amorzinho rsrs Fico feliz em saber que você a conheceu :) O pessoal nacional não tem muita importância para algumas pessoas e isso é muito triste, existe autores maravilhosos que superam alguns internacionais. Estou vendo tudo lá e amando haha

      Beijos!

      Excluir
  7. Queria tanto ir a Bienal, pena que moro tão longe.
    Estou me programando para ir para a de Maceió, mas só ano que vem, bjus adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!

      Vai sim, você vai amar! Obrigada pela visita :)

      Beijos!

      Excluir
  8. Um grande sonho meu, é conhecer a Bienal. Amei as fotos e imagino que deve ter sido muito emocionante conhecer alguns autores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Gabi!

      Tente ir em alguma, você vai amar! Às vezes tem uma Bienal perto de você :)

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, que incrível. Imagino a emoção de conhecer autores que a gente ama de coração.
    Eu nunca tive uma oportunidade de ir porque moro longe, mas quem sabe um dia eu consiga? Mas fiquei morrendo de inveja de você.
    Poderia fazer uma publicação mostrando suas comprar e recebidos, né? Fiquei morrendo de curiosidade.

    Amei o post.
    Beijos

    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Aline!

      É incrível mesmo, espero que todos os amantes de leitura possam sentir essa sensação. Estão começando a fazer Bienal em outros lugares, sem ser Rio de Janeiro e São Paulo, às vezes aparece alguma pertinho de você :) De qualquer maneira, acho que você consegue ir sim!
      Nossa, nem tinha pensado nisso, mas pode deixar que eu faço sim! Muito obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  10. Olá, Cecilia! tudo bom? (:
    Que post mais lindo, me senti lá com voce! Adoreeeei os detalhes e as fotos. morro de vontade de ir mas por morar longe nunca fui. Ano que vem eu vou sem falta e espero que possamos nos encontrar lá!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Yasmim!

      Fico muito feliz em saber que transmiti essa sensação! Estão começando a fazer Bienal em outros lugares, às vezes tem uma mais pertinho de você :) Eu também espero!

      Beijos!

      Excluir
  11. Oiiiiii,
    Esse ano eu também fui a Bienal, e foi simplesmente INCRÍVEL, eu amei cada segundo. Sei exatamente como vc se sentiu.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!

      Foi incrível, né?! Fico feliz em saber que você também tenha tido essa oportunidade!

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá!
    Queria tajto ter ido à bienal, mas paciência.

    Seu post tá lindo, cheio de Amor e empolgação. Espero que voxe tenha curtido muitooooooo nesses dois dias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mari!

      Terão outras, quem saiba a gente não se encontra por lá :) Fico muito feliz em passar minha emoção na escrita, eu curti muito mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  13. Que lindo suas fotos e sua emoção, a bienal é a realização do sonho de todo leitor. E deu pra ler que você conseguiu aproveitar essa realidade! Vai na de SP? Quem sabe a gente não se encontra? Bjs ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Elis!

      A Bienal é um momento incrível para quem ama esse mundo literário :) Não tenho nada certo ainda, mas estou fazendo de tudo para conseguir ir sim! Espero te encontrar lá!

      Beijos!

      Excluir