Lista | Livros Sobre Autismo

by - agosto 17, 2019





Olá, pessoas!
Tudo bem com vocês?

O louco das listas literárias está de volta!

Fazem alguns meses que eu havia mencionado nas postagens que estava muito sem tempo para as postagens aqui no site devido a aproximação da apresentação do meu trabalho de conclusão de curso. Na época, vocês foram super queridos e li cada um dos seus comentários mandando vibrações positivas e vim aqui agradecer com essa postagem especial.

Na última semana de julho eu finalmente apresentei o trabalho e estou formado! Mas o que esse post tem relação com o meu TCC? Pois bem, para quem não sabe, eu cursei Tecnologia da Informação e o tema do meu trabalho foi justamente o desenvolvimento de um jogo que servisse para o desenvolvimento cognitivo e social de uma criança portadora da Síndrome do Espectro Austista (TEA), ou popularmente conhecido como autismo.

Eu tive essa ideia após conversar com uma amiga que é fisioterapeuta e trabalha com a reabilitação motora de crianças autistas. Na época, eu não sabia quase nada sobre a síndrome e para o desenvolvimento do jogo em questão, eu precisei ler MUITO sobre como funciona a síndrome, como as crianças são afetas e como os tratamentos precisam "conversar" entre si para o estímulo correto das habilidades prejudicadas.

Com tudo isso, eu assisti muitos filmes, documentários, li textos científicos na internet, mas também alguns livros de ficção me ajudaram a entender melhor às necessidades dessas crianças  e resolvi trazer uma pequena listinha com essas obras para que você, assim como eu fiz, possa se informar melhor sobre a síndrome, caso se interesse. Fiquem tranquilos que são histórias super gostosas de ler que proporcionam, dentre outras coisas, lições que devemos levar para a vida.

Livro 1: Mariana no Mundo dos Saltisonhos

Autor(a): C Machado, Marco A B
Editora: Ebook/Independente
Número de Páginas: 100
Sinopse: Mariana no Mundo dos Saltisonhos é um livro que fala do autismo de maneira leve. Não há nenhum ato heroico e nem invocações divinas nele, apenas fatos, com uma abordagem bem humorada - sempre que possível.Cada capítulo é nomeado com uma palavra relativa ao autismo. Aceitação, ansiedade, frustração, medo e outras são a deixa para discorrer sobre as angústias e esperanças que acompanham o autismo.
Para melhor ilustrar as definições, em quase todos os capítulos foram inseridas passagens do diário que os autores escreveram nos oito anos de convivência mais do que intensa com a Mariana. Algumas histórias são muito divertidas, outras, nem tanto!Mesmo tratando de um assunto tão sério quanto o autismo, Mariana no Mundo dos Saltisonhos consegue ser um livro envolvente e fácil de ler.

Livro 2: Em Algum Lugar nas Estrelas
Autor(a): Clare Vanderpool
Editora: Darkside
Número de Páginas: 288
Sinopse: Um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença.Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine. O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor.Seu comportamento é um dos muitos indícios da síndrome de Asperger, uma forma branda de autismo que só seria descoberta muito tempo depois da Segunda Guerra.

Livro 3: Passarinha 
Autor(a): Kathryn Erskine
Editora: Valentina
Número de Páginas: 206
Sinopse: o mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.

Livro 4: Tudo menos "normal"
Autor(a): Nora Raleigh Baskin
Editora: Novo Século
Número de Páginas: 192
Sinopse: Jason Blake é um autista de doze anos vivendo em um mundo neurotípico, de 'pessoas normais'. Para ele, quase sempre é apenas uma questão de tempo até que alguma coisa dê errado. Mas Jason acaba encontrando um pouco de compreensão quando cruza com Phoenixbird, uma garota que publica histórias no mesmo website que ele. Jason pode ser ele mesmo quando escreve, e imagina que Phoenixbird, cujo nome descobre ser Rebecca, pode se tornar sua primeira amiga de verdade. Mas um tanto quanto ansioso por conhecê-la, Jason está apavorado com a possibilidade de que, quando isso acontecer, Rebecca não seja capaz de enxergá-lo como realmente é, indo além das aparências.

O melhor de todos esses livros que citei acima é que são todos muito curtinhos, não passam das 230 páginas. São leituras super rápidas, dinâmicas e você facilmente consegue encaixar entre suas metas literárias. Garanto que são ótimas histórias, repletas de aprendizado, reflexões e ensinamentos. Pelo menos para mim, que não possuía nenhum conhecimento sobre o assunto, consegui desmistificar e quebrar muitos paradigmas sobre o autismo e suas vertentes e que me possibilitaram escrever meu trabalho. Além do mais, com certeza, irei levar todos esses ensinamentos por toda a minha vida e utilizá-los para fazer a diferença em um mundo ainda tão rígido com as diferenças que nos tornam especiais.

Ah, a literatura e seus inúmeros benefícios.

Por que não compartilhá-los com vocês?

O post de hoje é rapidinho, mas foi só pra agradecer a cada um de vocês. Muito obrigado pelos comentários e pela força que me deram; deu tudo certo. É uma etapa que se encerra e tenho certeza que muitos outros desafios virão. 

Espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje e até o próximo sábado.



You May Also Like

9 comentaram

  1. Oi Gabriel.
    Adorei a lista. Autismo é um assunto que tenho bastante interesse e existe vários livros sobre o assunto que abordam tanto direta quanto indiretamente.
    Já li Em Algum Lugar Nas Estrelas e espero ler Passarinha em breve.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Muito obrigado por seu comentário, também estou gostando cada vez mais da temática.

      Passarinha é um dos meus livros favoritos da vida, vale muito a pena mesmo. ♥

      Excluir
  2. Que lista de amor :D
    Meu sobrinho é autista e vi muito dele na leitura que fiz de Em algum lugar nas estrelas! Já add os outros na lista e espero ler todos!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, parabéns pela conclusão do curso! Que bacana o seu projeto, adorei o tema! Histórias que mostram um pouco do espectro do autismo me fascinam porque consigo me identificar um pouquinho, apesar de não ter sido diagnosticada, tenho minhas questões particulares que sempre me fez ter muita empatia com esses casos. Amei as dicas, algumas eu já conhecia, mas vou salvar o post para buscar as outras dicas depois.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee!!

    Adorei a lista, pois tenho as minhas também, rs.
    Amei o tema, eu já li algumas obras e mexeram muito comigo, além de proporcionar vários ensinamentos. Fiz algumas pesquisas também à respeito. Eu tenho um priminho com autismo.
    Desses li Passarinha e foi maravilhoso.
    Parabéns pela conclusão do curso!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que projeto de TCC ótimo! Parabéns pelo sucesso na apresentação.
    Adorei a idéia dos posts e os livros elencados, estou com o da darkside na minha listinha para futuras compras e leituras.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Parabéns pela conclusão do curso 🎉👏 vamos combinar que TCC é as trevas, oh troço tenso.
    Autismo é um tema muito interessante e que precisa ser mais debatido. Não li nenhum da lista, mas tenho escutado muitos elogios a "Em algum lugar nas estrelas" e "Passarinha", e são dois livros que quero ler muito. Obrigada pela dica 😘.

    ResponderExcluir
  7. Amei o post!

    Com certeza todos já ouviram falar sobre o autismo, mas são poucos que não tem a síndrome na família que sabe mais sobre o assunto..

    Por minha mãe ser psicóloga eu conheço a síndrome e as crianças com autismo costumam gostar de ficar perto da minha presença, minha mãe diz que é pela energia que eu passo hehe vai entender..

    Me passa o seu jogo depois para ver como é! Com certeza deve ter sido uma apresentação de TCC incrívelmente empolgante! Parabéns por ter concluído o curso com um projeto tão bonito!!

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que Em Algum Lugar nas Estrelas abordava o autismo.
    Tenho um livro sobre autismo, chorei horrores com o personagem e deu pra entender através da leitura um pouco mais sobre o assunto e até entende-los. Amei as dicas.

    ResponderExcluir