Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado | Resenha

by - junho 02, 2017

Foto: Cecília Justen

Ei! Tudo bem?
Eu estou muito empolgada por finalmente estar fazendo essa resenha para vocês!

A verdade é que desde o dia em que eu li Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática, passei há contar os dias para o lançamento de Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado. Por fim, quando recebi um exemplar do livro da Thalita Rebouças, meu coração parou e eu não aguentei esperar nenhum dia se quer, eu precisava lê-lo.

Hoje, depois de digerir todos aqueles capítulos que transmitiam tanta emoção, tomei coragem para dar o meu melhor nessa resenha, que eu espero que saia com tanto sentimento quanto o livro é realmente.

Sinopse: Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos. Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto. No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro. A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar. 


Foto: Cecília Justen

Páginas: 304 | Autor(a): Thalita Rebouças | Editora: Editora Arqueiro | Gênero: Jovem

Se tiver uma coisa que esse livro é, essa coisa é surpreendente! Vocês não imaginam como esse livro pode ser imprevisível até você lê-lo. Thalita continua trazendo uma obra individual que só ela mesma consegue escrever, porém, atrevo-me a dizer que esse livro foi o melhor de todos os escritos que eu já li da mesma. Vocês não conseguem entender como essa história me atingiu de uma maneira esperançosa. 

Assim como em Confissões de uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática, temos personagens icônicos. Um dos motivos de eu estar tão ansiosa para ler esse livro era exatamente esse, os personagens da trama anterior. Zeca continua engraçadíssimo e agora com um blog, e diga-se de passagem, que blog genial, ele poderia existir de verdade; Tetê está extremamente confiante de si, fato que me alegrou muito; Dudu ainda é o romântico singelo que é pura paixão, e Erick e Samantha estão em idas e vindas do amor. Enfim, todas as pessoas essenciais estão na história novamente. Matei minha saudade e, eu, iludida, achando que estava querendo uma nostalgia de Zeca e Tetê. A verdade é que eu não sabia, mas eu tava é querendo o Davi pra minha vida. 

Davi, o menino tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado, é um encanto só! Ele começou o curso de astrologia e isso deixou tudo mais emocionante. Durante os capítulos, Davi nos deixa ciente do signo de cada um dos personagens e o que aquilo significaria. O que é incrível, concordemos. Essa ideia foi tão inteligente. Botar uma paixão do personagem principal, signos, e colocar isso ligando com outros personagens, deixa o leitor com uma experiência inesquecível. Com certeza, depois dessas "curiosidades" pude conhecer e entender melhor cada individuo da história.

Foto: Cecília Justen

Uma das coisas que fizeram com que esse livro fosse tão extraordinário, fora o fato dele só crescer. O início é incrível, o meio é melhor que o início e para o final não tem nem comentários! O desfecho da história foi tão impactante que eu terminei sem palavras. Sempre que eu termino um livro, minha mãe me pergunta como foi, afinal, eu indico umas leituras para ela, dessa vez minha resposta foi bem simples: Não sei. Realmente, eu não sabia e talvez eu ainda não saiba, mas tenho certeza que seu impacto foi anormal.

Davi está no segundo ano do ensino médio e além de passar por todos aqueles questionamentos normais que alguns adolescentes passam nesse período, ele ainda tem que lidar com o redescobrimento de si mesmo. E é isso que deixa tudo mais especial. A gente acompanha na leitura uma passagem muito importante na vida do principal, uma passagem que vai deixar marcas não só na história, mas na vida de quem a lê. 

"Para  muita gente, eu era uma incógnita. Mas quer saber? Até pra mim eu era uma incógnita."

Em Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado descobrimos mais sobre como Davi se sente e se sentia por ser julgado por simplesmente ser inteligente, por ser quietinho e outras coisas. São tantos preconceitos que ele enfrentou que não cheguei a sentir pena dele, eu queria é correr para o seu lado e falar que tudo ficaria bem. 

"A maneira que arrumei para me blindar foi me retrair cada vez mais. Deixei de falar com as pessoas, fiquei quieto no meu mundo, nos meus livros, apenas respondendo ao que me perguntavam, isolado, sem amigos. Erick e Zeca eram as únicas pessoas que se preocupavam em levar mais de dois dedos de prosa comigo. Por isso a chegada da Tetê na minha vida foi tão importante."

É lindo vê-lo descobrindo o amor, conhecendo pessoas novas e se libertando. A história que continua se passando em Copacabana, situação que eu amo, trás assuntos que devem ser discutidos por todas as pessoas e indagações para se levar para o resto da vida. 

 "Quando o amor vira prisão, algo está muito errado."

Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado me fez rir e, principalmente, sorrir sem perceber. No último capítulo, meu sorriso rasgava minha face e eu sentia que em qualquer momento eu poderia deixar uma lágrima escorrer. Fora uma enxurrada de sensações que eu nunca irei esquecer. 

Se o Davi fosse real, eu gostaria muito de agradecê-lo. Agradecê-lo por ter se redescoberto, por mostrar que nós temos que ir a busca da felicidade, por ter me mostrado tantas coisas possíveis e tantas coisas que nós, seres humanos, somos capazes e nós só temos que acreditar. Se eu pudesse falar com a Thalita, eu também iria querer deixar meus agradecimentos a essa autora maravilhosa que decidiu compartilhar mais uma história com seus leitores e, consequentemente, arrasou nesta ação.

Foto: Cecília Justen

Espero que vocês decidam, depois dessa resenha, conhecer essa obra. Não quis falar muito, para não estragar a surpresa que vocês irão ter e pela própria Thalita ter pedido para que nós não déssemos spoilers. 

Deixo com que Davi conte sua própria história, afinal, não existe ninguém nesse mundo que poderia falar sobre si mesmo melhor que ele. 

"Mas a vida é assim, Davi! Não é porque vamos nos sujar amanhã que deixamos de tomar banho hoje. Não é porque vamos mandar embora aquele resto de alimento em doze horas que deixamos de nos deliciar com ele agora. Não é porque daqui a uma semana vamos esquecer uma piada, que deixamos de rir ou contar ela hoje. No fundo, a gente vive pra hoje, Davi."

Nota: 5/5 ♥

Compre Confissões de Um Garoto [...] | Amazon | Saraiva
Baixe um trecho de Confissões de Um Garoto [...] | PDF

You May Also Like

22 comentaram

  1. Oie, Cecilia!

    Eu ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade.
    Você me contagiou com a resenha!!!
    Acho tão bom quando o livro surpreende a gente de forma tão positiva como aconteceu com você e passa uma mensagem boa.
    Fiquei curiosa para conhecer os personagens. Vai para minha lista!

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! Leia um livro dela sim, são maravilhosos! O livro me surpreendeu demais, nem sei como explicar! Você vai amar os personagens, com certeza. Muito obrigada pelo comentário <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Cecília.
    Menina acredita que eu nunca li um livro da autora? Eu sempre quis começar os Fala Sérios mas nunca realmente dei início a leitura.
    Quando um romance me surpreende ele sempre é favoritado. Eu amei a ideia do livro. Como se Thalita fosse gente como a gente.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! Pior que eu acredito sim, eu demorei muito para pegar um livro da autora para ler, infelizmente. Nunca li os Fala Sérios, mas conheço gente que leu e amou. Thalita é muito gente como a gente!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá! Ahhh, amei sua resenha! Nunca li nada da autora, mas agora fiquei com vontade! Parece ser um daqueles livros que dão uma sensação gostosa, depois que acaba. Tambem quero me divertir haha, obrigada pela resenha!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Yasmim! Eu não li muita coisa não, mas adorei tudo que li, você também vai gostar! Esse livro dão várias sensações :) Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  4. Esse livro parece ser bem leve vou comprar pra eu ler

    ResponderExcluir
  5. Oi Cecí!
    Esse livro parece ser um amorzinho mesmo! A escrita da Talita é bem envolvente e divertida. Tive a oportunidade de ler a série Fala Sério e adorei, mas essa nova ainda não consegui e pelo que li aqui, vejo que vou dar boas risadas com as aventuras desses três amigos.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      O livro é incrível, vale cada segundo da leitura. Ainda não li a série Fala Sério, mas as pessoas falam tão bem que eu sou louquinha para ler.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oiiii, tudo bem, Ceci?
    Menina, consegui sentir tuas emoções ao ler a resenha. Fiquei tão contagiada com os teus sentimentos que gostaria de ter o livro aqui pra começar a lê-lo agora mesmo. É tão lindo quando os autores nos surpreendem e nos deixa com essa sensação de não saber como expressar tudo o que sentimos ao ler um livro, e foi isso o que percebi que aconteceu com você. Fiquei curiosa pra conhecer mais sobre o Davi ❤💕
    Beijooos

    eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle!
      Muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz em saber que consegui transmitir pelo menos alguma emoção em minha resenha :) Mi, você pode ler uma parte do livro no site da Arqueiro, lá eles disponibilizaram em PDF. Se você gostar, eu te aconselho a ter um exemplar com você!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Cecília! Já disse que amo as suas resenhas? Se não, eu amo as suas resenhas! Fiquei com vontade de ler o livro e conhecer o Davi!
    Confesso que é estranho ficar lendo meu nome... mas a gente supera.
    Beijos!

    PS: mandou muito bem nas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thalita! Você é um amor! Em alguns momentos você fala que ama elas sim, e eu adoro, me dá muita vontade de continuar escrevendo! O Davi é incrível, você precisa conhecê-lo.
      Imagino que seja, quando eu li um livro em que a personagem principal tinha meu nome, eu ficava rindo sozinha :)
      Beijos!

      PS: Obrigada Haha

      Excluir
  8. Nunca li nenhum livro da Thalita, mas isso está para mudar e justamente por causa desse livro! Ela vem semana que vem aqui pertinho da minha casa para uma sessão de autógrafos e eu ja comprei meu livro para vê-la. Otima resenha.

    Beijinhos, Laila
    entretodososlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ouvir isso. Estou com invejinha de você, quando ela veio pro Rio eu queria muito ter ido. Aproveita bastante :) Obrigada, Laila!
      Beijos!

      Excluir
  9. Ei Ce, nossa, quanto amor você emana desse livro. Tanto que fiquei com vontade de ler.
    Não sabia que os personagens do outro livro aparecia nesse. EU não li nada da autora ainda, mas tenho vontade de ler porque falam super bem!

    Beijos
    Anne
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne!
      Sendo bem sincera, eu só percebi que eu amei tanto o livro quando comecei a resenha-lo e as palavras começaram a aparecer. Ouso dizer que isso tudo aconteceu por causa da grande surpresa que eu tive no meio da leitura. Não darei spoilers, mas posso dizer que foi chocante. Quando você tiver a oportunidade de ler, eu super aconselho, vale cada segundo da leitura!
      Beijos!

      Excluir
  10. Ouvi muitos comentários sobre ele nos últimos dias por conta da turne dela e todos foram bem positivos. Só esta me dando mais vontade ainda de lê-lo haha Amei sua resenha e as fts tb ta ?! <3

    https://fuxicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lari!
      Eu só estou ouvindo comentários positivos :) Vale cada segundo da leitura, espero que você leia e goste! Muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  11. Era esse livro que lhe falei da versão da garota. Acho o titulo bem fofo (apesar de grande). Adorei a resenha e precisa ter lido um pra entender o outro? Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse sim! O título é enorme, perco-me todinha na hora de falar! Muito obrigada, Douglas :) Não precisa não, você pode ler que vai entender tudo.
      Beijos!

      Excluir