O Construtor de Pontes | Resenha

by - março 16, 2019

Foto: Gabriel Ferrari

Olá, meus queridos amigos e amigas!

Como vocês sabem, o Cores se tornou parceiro da Intrínseca para o ano de 2019. Através dessa parceiria, iremos trazer alguns textos sobre livros bem bacanas aqui para vocês. Para inaugurar a temporada, a Cecis trouxe pra vocês a resenha do livro Você Nasceu Para Isso, da autora Michelle Sacks. Caso vocês queiram ler, basta clicar aqui. Agora chegou a minha vez e eu não poderia ter começado de maneira melhor. O livro que escolhi foi O Construtor de Pontes, do autor americano Markus Zusak, mais conhecido por seu best seller A Menina Que Roubava Livros. 

Vamos lá?


Autor: Markus Zusak
Editora Intrínseca
Gênero: Romance, Ficção
Páginas: 526
Sinopse: Em seu novo romance, presente e passado se fundem na voz de outro narrador igualmente potente: Matthew, o filho mais velho da família Dunbar. Sentado na cozinha de casa diante de uma máquina de escrever antiga, ele precisa nos contar sobre um dos seus quatro irmãos, Clay. Tudo aconteceu com ele. Todos mudaram por causa dele. Anos antes, os cinco garotos haviam sido abandonados pelo pai sem qualquer explicação. No entanto, em uma tarde ensolarada e abafada o patriarca retorna com um pedido inusitado: precisa de ajuda para construir uma ponte. Escorraçado pelos jovens e por Aquiles, a mula de estimação da família, o homem vai embora novamente, mas deixa seu endereço num pedaço de papel. Acontece que havia um traidor entre eles: Clay. É Clay, então, quem parte para a cidade do pai, e os dois, juntos, se dedicam ao projeto mais ambicioso e grandioso de suas vidas: uma ponte feita de pedras e também de lembranças ― lembranças da mãe, do pai, dos irmãos e dele mesmo, do garoto que foi um dia, antes de tudo mudar. O tempo, assim como o rio sob a ponte, tem uma força avassaladora, capaz de destruir, mas também de construir novos caminhos. O construtor de pontes narra a jornada de uma família marcada pela culpa e pela morte. Com uma linguagem poética e inventiva, Markus Zusak nos presenteia mais uma vez com uma história inesquecível, uma trama arrebatadora sobre o amor e o perdão em tempos de caos.



Eu ainda me lembro claramente do impacto que foi ler A Menina Que Roubava Livros. Eu estava naquela fase de transição entre a infância e adolescência e o livro foi um ponto decisivo que me fez mergulhar de cabeça no universo da literatura. Eu me lembro que lia muita coisa infantojuvenil, principalmente livros de fantasia e ação, mas já começava a demonstrar interesse por história. Minha irmã mais do que sagaz me contou que a narrativa era ambientada durante a Segunda Guerra Mundial e eu, sempre impulsivo juntei o troco da merenda e comprei o livro. Me lembro que virava noites lendo tamanha imersão em uma narrativa excepcional e emocionante. Foi a partir dessa leitura que descobri minha verdadeira paixão por esse mundo, então tenho um carinho muito especial por ele, inclusive meus amigos já não aguentam mais me ouvir falar dele. (Oba, agora tenho um novo pra indicar!) O Construtor de Pontes marca o retorno de Zusak após um longo hiato; de acordo com o próprio autor ele levou apenas 13 anos para concluir a história.

Parece que existe uma espécie de maldição que ronda a vida dos autores: Quando se consegue implacar um livro e o mesmo se torna best seller mundial, - Estima-se que a história de Liesel vendeu mais de 16 milhões de cópias - acabam querendo sempre repetir o sucesso de seus livros passados. Obviamente, a mídia faz um grande alvoroço por conta do lançamento e os fãs ficam loucos, fazem filas em livrarias, sedentos por devorarem as páginas do novo romance. As expectativas são tantas que é totalmente normal que um autor recorra a sua zona de conforto para lançar um livro que atenda a demanda, mas sem necessariamente trazer uma novidade. Felizmente, não foi o caso de Markus; ele demorou, mas nos presenteou com uma história completamente nova e diferente de seus livros anteriores, mas igualmente reflexiva e emocionante.


Foto: Gabriel Ferrari


Em O Construtor de Pontes somos apresentados apresentados a William Dunbar, irmão mais velho de outros quatro. O jovem após desenterrar uma velha máquina de escrever utilizada por sua avó, resolve contar a história de sua família unindo passado e presente que convergem em um ponto em comum: Após perder a mãe para uma doença, os jovens mais uma vez precisam testemunhar o sentimento de abandono e rejeição quando seu pai desaparece sem dar nenhuma explicação. Anos se passam e tão repentino quanto seu desaparecimento, o patriarca retorna até a casa em que tudo aconteceu, solicitando a ajuda de seus filhos para construir uma ponte que corta o rio em uma cidade próxima. Os irmãos, ainda muito machucados e magoados com o pai, não aceitam e o expulsam da casa. O homem então deixa seu endereço anotado em um papel e parte em direção a cidade. O que William não imagina é que Clay, seu irmão mais novo (e extremamente apegado a sua mãe), resolve largar tudo e ir em busca do seu pai para ajudá-lo nessa misteriosa empreitada.

Mesmo sendo capaz de criar uma história completamente nova, Markus conseguiu inserir de maneira exitosa alguns elementos que se tornaram marca registrada na narrativa de A Menina Que Roubava Livros. Uma delas é trazer o papel de narrador para suas histórias. Se antes a Morte era quem contava a história de Liesel, Michael Dunbar se torna o responsável por contar a história através da escrita em sua máquina de escrever recém herdada. Um recurso que ele chegou a utilizar em seu livro anterior e que agora foi amplamente utilizado é trazer uma narrativa mais "cantada", quase em tom de prosa em frases curtas e que rimam. A ideia é boa e em alguns momentos existem passagens realmente lindas, mas num primeiro momento é bem estranho ler uma obra com essa estrutura textual. Fiz a leitura dos primeiros capítulos sem saber muito bem o que esperar do livro, porém você facilmente se acostuma com esse estilo e a leitura flui super bem. Apesar de ser uma obra relativamente grande, com mais de 500 páginas se torna leve de ler. Você se prende na história e é capaz de ler por horas sem nem ao menos perceber.

Apesar da narrativa eficiente, preciso pontuar que, em algumas partes da história, o autor não conseguiu sustentar essa estrutura da narrativa. Analisando os diferentes objetivos dos capítulos, ficou muito clara essa divisão em que a primeira parte do livro e o final trazem uma narrativa confusa e pouco precisa, enquanto o meio do livro nos brinda com uma narrativa enfática, precisa e cativante. A falta de objetividade nas partes iniciais e finais da história tornam o livro um pouco massante e não sei se foi proposital. Não vi muitas pessoas reclamando desses pontos e talvez tenha sido apenas impressão minha enquanto lia, mas não senti uma homogeneidade da obra como um todo, porém, não é nada muito grave. Os capítulos são bem pequenos, não ocupam mais que 4 páginas e, como citei anteriormente, intercalam entre passado e presente a medida que Michael revisita a história de seus pais até o abandono de Clay para ajudá-lo na construção da ponte.

Tento imaginar do que essa ponte será feita, mas no fim das contas acho que isso não fará diferença. Queria poder levar crédito pela frase, mas sei que você vai se lembrar dela, do texto de orelha de O Marmoreiro:
"tudo que ele construiu na vida era feito não apenas de bronze ou de mármore ou de tinta, mas dele... tudo que havia dentro dele."
Tenho certeza de uma coisa:
Essa ponte será feita de você.

Se por um lado a narrativa pode ser confusa em alguns pontos, não posso dizer o mesmo para a construção dos personagens e não me lembro a última vez que fiquei tão apaixonado por um personagem assim antes. São todos tão humanos e repletos de sentimentos, como raiva, culpa, tristeza, felicidade e amor. É uma história muito palpável, principalmente no que diz respeito ao conflito familiar no qual O Construtor de Pontes se baseia. A ponte em si, em minha opinião, é uma metáfora que representa o processo de cura e perdão que pai e filhos precisam passar juntos para reconstruir sua família e essa é a parte mais emocionante de toda a história: O drama familiar dos Dunbar é explorado com maestria e uma delicadeza que impressiona, além de mostrar a luta particular de cada um dos filhos de lidar com a dor do luto, da perda e do abandono. A forma com que Michael escolhe apresentar a sua família cativa o leitor a ler cada vez mais e a mergulhar fundo na história. O final do livro é belíssimo e fecha com chave de ouro uma história que foi pensada e planejada por anos e anos. Markus realmente deve estar muito satisfeito com o resultado e irei recomendar para todas as pessoas. É uma história imperdível e definitivamente farei uma releitura daqui algum tempo.


Foto: Gabriel Ferrari


Com O Construtor de Pontes, Markus se estabelece como um grande nome da literatura mundial e demonstra para todos seu talento e sua capacidade de arrancar risos e lágrimas de seus leitores em uma história original e envolvente que, apesar dos problemas que senti lendo, não foram capazes de apagar o brilho de uma das melhores histórias que li em minha vida. Certamente entrou para o hall dos meus livros favoritos e conquistou um espacinho especial no meu coração.



Nota: 4,0/5,0 
* Livro cedido em parceria com a Editora Intrínseca*

Compre O Construtor de Pontes: Amazon | Submarino



You May Also Like

13 comentaram

  1. Oi Gabriel.
    Eu adorei A Menina Que Roubava Livros e uma das minhas próximas leituras deve ser O Mensageiro do autor. Ainda não conhecia essa obra, mas fiquei encantada pelos pontos que ressaltou, até mesmo pelo que você criticou. Sinto que adoraria ler o livro em vários aspectos dele.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Tudo bem?

      Eu ainda não li O mensageiro, mas está na minha lista, espero que um dia eu consiga colocá-la em dia! hahahaha.
      É um livro muito humano, vale a pena demais. ♥

      Excluir
  2. Eu ainda não li a menina que roubava livros... #quevergonha eu sei! não faltam indicações pra eu ler!
    Mas fiquei apaixonada nessa resenha! E muito mais empolgada para conhecer o autor.
    Sou fã de uma história bem lapidada!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, muito obrigado, fico feliz que tenha gostado. Tanto A Menina Que Roubava Livros e O Construtor de Pontes são excelentes pontos de partida para as histórias do Markus, valem a pena demais!

      Bom final de semana!

      Excluir
  3. Primeiramente, parabéns pela parceria! Esse foi o livro que mais me chamou atenção da intrínsecos até o momento. Gosto muito da escrita do autor e queria muito ler esse! Também gostei demais de A menina que roubava livros e por muito tempo quis ler algo do mesmo autor. Agora tenho a chance! Amei a resenha e achei muito pertinentes todos os pontos que ressaltou. Que bom que apesar dos pequenos problemas que encontrou nesse livro, a história valeu a pena e continuou sendo favorita.

    Isa,
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa! Muito obrigado, podem esperar que vamos trazer resenhas bem bacanas da Intrínseca aqui pra vocês!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e obrigado por seu elogio. Apesar das coisinhas que pontuei como negativas, a obra consegue ser super especial e particular. Amei demais e recomendo a leitura para todos!

      Excluir
  4. Eu nunca li nada do autor e me sinto bem frustrada, porque eu ouço tantaaaas coisas boas sobre ele. Estou louca para ler esse livro desde que ele foi enviado pelo clube Intrínseco. Amei amei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor arrasaaaaaa demais! São histórias muito elaboradas e que sempre trazem reflexões sobre a nossa sociedade. Vale muito a pena! Obrigado por seu comentário!

      Excluir
  5. Olá, sou apaixonada por livros que apresentam dramas familiares.
    A leitura desse livro parece ótima, o que li recentemente os familiares também carregavam um fardo de culpa nas costas. O perdão sempre estar presente nessas histórias. Parabéns pela linda resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, muito obrigado, eu realmente me esforcei muito pra trazer uma resenha que fosse clara o suficiente pra vocês entenderem a importância dessa obra, fico feliz que tenha conseguido. ♥

      Excluir
  6. Só estou vendo elogios para essa obra. Pensa numa pessoa que está em cólicas de ansiedade para ler esse livro. Amei muito "A menina que roubava livros". Markus consegue construir personagens maravilhos e cativantes. Preciso de um dia de 72 horas para conseguir colocar em dia as leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, se você encontrar esse dia com 72 horas me avise, viu? Também tô precisando, tenho tanta coisa pra ler que fica difícil!

      Excluir
  7. Oi Gabriel, boa noite!

    Agradeço por trazer seus comentários a respeito do livro, mas algumas coisas estão equivocadas no seu texto e se não se importa vou colocar aqui para que você possa rever, tudo bem? Bom, quem escreve o texto éé Matthew Dunbar e não William (de onde tu tiraste este nome?), e muito menos Michael Dunbar, que é o pai dos meninos, Matthew, Clay e seus irmãos. Outra coisa é que Clay não é o irmão mais novo dos 5, mas o 4° irmão, após ele vem Tommy, que é o mais novo. Grato pelo diálogo!

    ResponderExcluir